A Fiat Idea é uma minivan pequena, que sempre teve entre seus concorrentes Chevrolet Meriva e Honda Fit. A Volkswagen SpaceFox é uma perua, também pequena, que prefere ser chamada de rival da Fiat Palio Weekend e Peugeot 207 SW. Mas seu porte, estilo de dirigir e, principalmente, faixa de preço, a credenciam para chamar a Idea para disputar a atenção de quem quer espaço para a família na cabine e no porta-malas.
As duas passaram por renovações em seu estilo. A SpaceFox ganhou a frente do Fox, nova traseira e interior com acabamento melhor que o da versão anterior. A Idea teve uma mudança mais profunda. Não apenas no visual, mas também debaixo do capô, com a linha E.torQ de 1,6 litro 16V que gera até 117 cv com álcool no tanque. As versões Sporting e Adventure receberam o bloco de 1,8 litro e a Attractive, de entrada, manteve o propulsor 8V de 1,4 litro.
A Volkswagen não alterou nada na mecânica da SpaceFox. O motor continua sendo o EA-111 de 1,6 litro 8V de 104 cv de potência com etanol. Nos dois carros existe a opção do câmbio automatizado de cinco velocidades, mas os veículos avaliados pelo iCarros estavam equipados com a caixa manual.
Na tabela de preços, a Idea Essence 1.6 16V é mais barata que a rival. A Fiat pede R$ 45.610 pela minivan com direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos e computador de bordo de série. A SpaceFox custa R$ 48.790 e vem sem o computador, mas traz ar-condicionado e trio elétrico no pacote básico. Com o i-System, o preço sobe para R$ 49.460. Com os mesmos equipamentos, a Idea supera a concorrente e vai a R$ 50.480.
Opcionalmente, as duas podem ter rodas de liga-leve de 15 polegadas, airbag duplo, freios ABS e sistema de som com entradas USB e para iPod e Bluetooth. A Idea oferece ainda airbags laterais, enquanto a SpaceFox dispõe de comandos de áudio e computador de bordo no volante.
Motor da Idea é melhor, mas não supera conjunto da SpaceFox
Se custa mais, a Idea entrega um motor melhor. Com o cabeçote de 16V, a Fiat tem mais potência em um propulsor mais moderno e de funcionamento mais suave. É verdade que falta um pouco de força em baixas rotações, mas, no geral, o desempenho agrada mesmo com a minivan carregada. O único porém é o câmbio, que está com engates mais precisos, mas ainda não conversa fluentemente com o motor.
E se o motor da SpaceFox já mostra sinais de cansaço, a perua chama a atenção pela harmonia do conjunto mecânico. O câmbio parece feito para o propulsor, que responde com mais ânimo na saída, mas tende a perder o fôlego em velocidades mais altas. Mesmo assim, tem torque suficiente para não exigir muitas trocas de marcha em ultrapassagens. A suspensão é confortável sem deixar de dar segurança em curvas. A direção é bem direta.
As posições de dirigir dos dois carros são parecidas. O motorista fica no alto, mesmo com a regulagem de altura toda para baixo, e tem um amplo campo de visão. A Idea, por ser mais curta e ter uma área envidraçada maior, acaba sendo mais fácil de manobrar. Mesmo altos, os dois modelos não são fãs de valetas, raspando a frente com facilidade.
Perua da Volkswagen tem mais espaço
A Fiat Idea é prática. Conta com diversos porta-objetos, como a prateleira acima do para-brisa e o console preso no teto. Além disso, acomoda bem cinco pessoas em seus 3,95 m de comprimento e entre-eixos de 2,51 m. A Volkswagen SpaceFox precisa de 4,17 m de comprimento para ter mais porta-malas, mas perde no entre-eixos, com 2,46 m. O bagageiro da perua tem 430 litros ante os 380 litros da minivan.
Apesar do espaço entre o eixo dianteiro e traseiro ser menor, os ocupantes também se sentem melhor na perua. Como os bancos são mais altos, sobra mais espaço para as pernas. Para os ombros, no entanto, leve vantagem para a Idea com 1,69 m de largura, 4 cm a mais.
Os dois modelos contam também com detalhes que devem agradar às famílias. A SpaceFox tem redes no porta-malas e mesinhas tipo de avião atrás dos bancos dianteiros. A Idea tem espelho extra no teto para vigiar o banco de trás ou pode vir com teto solar panorâmico, item que vai custar R$ 4.609. Os dois modelos ainda têm bancos rebatíveis e corrediços, no caso da Volkswagen. O rack no teto vem de série, mas somente com as barras longitudinais.
Veredicto de Fernando Pedroso – Apesar do bom motor da Fiat, não compensa pagar a mais pela Idea com os mesmos opcionais. Também não compensa pagar menos e ter um carro deste porte sem ar-condicionado. Pelo custo-benefício, pelo conjunto mecânico bem acertado e pelo espaço para bagagem, a vitória deste comparativo fica com a SpaceFox.
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