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Utilizada como um complemento para auxiliar o condutor na hora de manobrar ou fazer a baliza, as câmeras traseiras são comumente encontradas nos veículos de luxo nos Estados Unidos e na Europa há alguns anos. Por aqui, o equipamento também tem sido oferecido, como opcional ou de série, nos modelos de faixa de preço mais elevada, mas, com o tempo também deve se popularizar entre os automóveis mais em conta, como já acontece com o Kia Soul.
“Enquanto a câmera traseira orienta visualmente o motorista no estacionamento, os sensores de aproximação avisam quanto à possibilidade de colisão. Elas ainda podem vir equipadas com o desenho dos ângulos para ajudar na manobra”, explica Emílio Paganoni, responsável pelo planejamento de produto no Chrysler Group do Brasil.
No início deste ano, a Dodge incorporou a câmera traseira à versão SXT do Journey. Em maio, foi lançada a configuração topo de linha R/T 2.7 V6 (R$ 107.900), que também traz entre os diferenciais, este equipamento, além de funções comandadas por meio de uma tela touch screen. “Ela pode ser encontrada na rede de credenciados e custa em média R$ 1.500, no caso do Journey”, diz. Para o crossover da Dodge, que tem espaço para até sete passageiros, com 4,88 metros de comprimento de 1,75 metro de altura, o dispositivo permite verificar se há algum obstáculo atrás do veículo, muitas vezes não visualizado pelo passageiro em função das grandes dimensões do carro.
Outros modelos também compartilham da tecnologia. O Volkswagen Tiguan e o BMW Série 5 incorporam, além da câmera, sensores capazes de medir a vaga e estacionar o carro sozinho. A Audi e a Ford também oferecem o benefício em alguns de seus modelos. O fabricante norte-americano garante que no final deste ano, 75% da sua frita nos Estados Unidos contarão com o dispositivo. Já a Kia trouxe a vantagem para um veículo mais barato, o Soul, que custa na faixa dos R$ 50 mil. Neste caso, em vez de aparecer em uma tela, a imagem passa no retrovisor interno do carro.
Em todos os casos, para que o sistema entre em funcionamento, basta que o motorista engate a ré. Se a alavanca do câmbio sair desta posição, a imagem é desativada. Alguns modelos não só dispõem da imagem traseira como também mostram traçados que o condutor deve seguir para manobrar corretamente.
A câmera já pode ser encontrada como acessório fora das concessionárias. Se o carro não tiver uma tela de DVD a bordo, ela também precisa ser adquirida. De acordo com lojas de áudio automotivo consultadas em São Paulo, o serviço chega a custar até R$ 1.300 (com instalação), dependendo da tela de DVD escolhida. Vale lembrar que como a instalação usa a parte elétrica, o carro pode perder a garantia, se o equipamento não for instalado na concessionária. “Geralmente, as lentes vêm encapsuladas em plástico e podem ser lavadas normalmente com água e sabão. É preciso cuidado para não arranhar a superfície que protege a lente”, indica Paganoni.
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